Em uma demonstração de compromisso com a saúde ocular, o Centro de Referência em Oftalmologia (CEROF-UFG) realizou, no último dia 6 de abril, mais de 60 procedimentos cirúrgicos de catarata. Este marco faz parte do projeto "Um Novo Olhar", que visa a prevenção e o tratamento de doenças oftalmológicas em pacientes necessitados
Foto: Renato Santos.
O "Um Novo Olhar" é uma iniciativa que oferece uma gama completa de serviços oftalmológicos. Pacientes beneficiados pelo projeto recebem atendimento inicial que inclui exames de acuidade visual e autorrefração, além de biomicroscopia e fundo de olho com OBI, procedimento essencial para o diagnóstico preciso de várias condições. A ecobiometria, um exame fundamental para o planejamento cirúrgico em casos de catarata, também faz parte do pacote de serviços oferecidos.
Após a avaliação, pacientes que necessitam de correção visual recebem prescrições de óculos. Aqueles diagnosticados com catarata são encaminhados para cirurgia, um procedimento que pode restaurar a visão e significativamente melhorar a qualidade de vida. Além disso, o projeto se estende ao tratamento de doenças complexas como glaucoma e retinopatia diabética, que são causas comuns de cegueira.
Nesta edição do projeto, a parceria com a deputada federal Flávia Morais foi fundamental para o seu sucesso. A colaboração entre a CEROF-UFG e a representante eleita demonstra o poder da união entre o setor público e instituições de saúde na luta contra problemas oftalmológicos, que afetam milhões de brasileiros.
A catarata é a principal causa de cegueira reversível no mundo, e iniciativas como o "Um Novo Olhar" são essenciais para enfrentar este desafio. Com o apoio contínuo de parceiros e a dedicação da equipe do CEROF-UFG, o projeto segue fazendo a diferença na vida de muitos, proporcionando não apenas a restauração da visão, mas também a esperança de um futuro mais brilhante.
0 Comentários